quarta-feira, 20 de julho de 2016

PARA MÃES DE GÊMEOS



Todo mundo pergunta, não tem jeito. Quem é mais agitada? Quem chora mais? Essa é a calminha? 
 
Acho que nenhuma mãe está livre da comparação entre irmãos, mesmo quando não são gêmeos. Mas ao olhar para duas criaturas muito parecidas fisicamente, as comparações são ainda mais comuns, eu diria, inevitáveis.
 
Mas nós, mães de gêmeos (especialmente do mesmo sexo) temos que tomar muito cuidado para não rotularmos e não tratarmos a duplinha como um "pacotão", tipo: o que um faz outro tem que fazer também.
 
Claro que, quando são muito bebês, a tendência é dar banho um seguido do outro, botar pra mamar um seguido do outro, levar para passear junto. Mas desde cedo, nós mães temos que começar a perceber as necessidades de cada um. E pode acreditar: elas são diferentes. Sempre são.
 
Uma das minhas filhas é preguiçosa desde recém-nascida, eu sempre tinha que tirar toda a roupa para ela não dormir no peito. A outra sempre foi mais ligada. Quando eu voltei a trabalhar, e elas já mamavam mamadeira também, junto com o peito, a Marina pouco depois começou a rejeitar meu peito, porque a mamadeira era muito mais fácil. E eu fiz uma grande besteira: tirei o peito da Joana também.
 
Meses mais tarde, drama da hora de dormir: era uma dificuldade botar a Joana para dormir sozinha, já a Marina adormecia rapidamente. E eu deixava a Joana chorar. Maior arrependimento da vida. Nunca façam isso, por favor.
 
Hoje eu vejo: a Joana, por personalidade, é muito mais dependente, precisa muito mais de contato, muito mais da mamãe por perto do que a Marina. E ela me deu sinais enormes disso, desde sempre. Eu demorei a perceber.
 
Até que um dia eu conversei com uma especialista que me deu um conselho valioso: dê colo para ela conseguir sair do colo. Se a criança está agitada, chorona, brigona, dando "defeito", nada melhor do que colo, carinho e atenção. Muito provavelmente é isso que ela quer e não está sabendo pedir. E o outro gêmeo, pode não sentir nada disso. 
 
Apareçam sempre.
 

 
 

Um comentário:

  1. nao precisa nem ser gêmeo pra gente comparar, né?? imagina com eles!!! Também cometi muitos erros amiga, mas todos com a maior vontade do muno de acertar

    ResponderExcluir